Resenha - O Preço de uma Lição -- Federico Devito e Gutti Mendonça

Novo Conceito
Autores: Federico Devito; Gutti Mendonça
Titulo: O preço de uma lição
ISBN: 9788563219664
Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 368
Formato/Acabamento: 16x23
Peso: 0.52 kl
Preço Sugerido: R$ 19.90
Área Principal: NÃO-FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE

Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar.
”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário.
Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Resenha:
 E aí galera? Mais uma vez estou aqui para trazer a resenha de um livro sensacional, e este assim como o anterior eu também simplesmente amei.
 Antes de qualquer coisa, devo avisar que o personagem do livro não tem nome. Sim, é isso mesmo que você leu... Em nenhum momento do livro o personagem pronuncia seu próprio nome. O livro ainda começa em terceira pessoa e então, passa para primeira e o “Sem nome” (assim como eu o chamo) vai narrando.
 O livro mostra a história do “Sem nome” e suas aventuras no “amor”. Na verdade, mostra a jornada dele para descobrir o que significa amar, quando se sabe se isto está acontecendo e principalmente, qual o preço desta lição. De uma forma descontraída o personagem conta sobre os seus “quase relacionamentos”, e com o decorrer da história, deveria acontecer aquilo que é natural em qualquer livro: passamos a entender o personagem e viver suas dores, pensando igual a ele, e sentindo tudo aquilo que ele passasse. Só que neste livro é diferente! Nós conseguimos tirar nossa própria conclusão do personagem, concordando ou discordando dele em variados momentos. É um caso que eu achei bem legal, pois mesmo achando que ele está fazendo uma burrice, você ainda quer ler mais e mais, nasce uma curiosidade insaciável que nos motiva a ler mais.
 Eu considerei o livro uma ótima experiência, e em todos os pontos ele é maravilhoso. Mesmo nos piores momentos você ainda quer ler... E além do mais, há momentos em que desejamos que a história seguisse um caminho diferente, que ele namore tal pessoa e siga em frente feliz (experiência própria, pensei que a história podia ter outro rumo...), mas a história toma um destino diferente e mesmo não gostando, há uma vontade de saber qual fim iria levar aquele novo caminho, e depois de ir lendo, você se acostuma com aquela história e então nasce uma curiosidade nova, novos caminhos, outros rumos, etc., um verdadeiro círculo vicioso bem legal! Os autores mostraram cada detalhe importante da jornada do personagem, até que depois de vermos o passado dele, começamos a entendê-lo, mas mesmo assim há partes que ele decepciona. Mas, tem seus momentos bons e de inspiração...
“— E o que você ganha com isso? Acha que ela vai querer voltar com você?
 — Sinceramente, acho que não. Sinto mais como se esse livro fosse um “direito de resposta”, tem muita coisa que eu queria ter dito a ela e ela não me deu a chance. Mas o que eu quero mesmo é trazê-la de volta para minha vida, o que também acho difícil. Ainda não conheci ex-namorados que se tornaram amigos. Às vezes, a gente tem que abrir mão de certas coisas para ter outras. Só porque eu não posso ter tudo, não significa que eu não queira nada. Quer dizer, eu vou continuar sentindo falta dos beijos, mas pelo menos vou ter os abraços. Não vou ouvir a voz dela dizer “eu te amo”, mas, pelo menos, vou ouvir a voz dela. ”

 E eu considero que além de tudo, este livro mostra frases que tocam a alma de qualquer um que lê. E o “Sem Nome” conseguiu ser bem romântico em vários e vários momentos, algumas vezes com uma simples frase e em outras...
“Enfim, não consegui encontrar uma forma bonita de dizer o quanto eu sou feliz com ela, o quanto quero o seu bem, o quanto sinto falta dela quando não está por perto... Acredito que mesmo não tendo falado com palavras belas, o importante é ter dito e o que torna tudo isso realmente belo é que tudo é a mais pura verdade. Embora eu conseguisse resumir tudo isso em uma simples frase, não quero medir esforços, nunca, quando for algo relacionado a ela. Mas, mesmo assim, segue a frase: Eu amo você,...”

 Mas para todo o romantismo, ele teve tais momentos. Ele pode sentir o romantismo no sangue...
“... Bastou um sorriso para todo aquele sentimento retomar todo o espaço de novo. Eu a amava, e no primeiro segundo de 2008 ela saberia disso.”

 Enfim, por toda a história o personagem pode aprender o que é amar! Eu considerei que este livro foi um romance muito legal... Sem nenhuma fantasia, um puro romance, e um fato impressionante é que por não ter nenhuma fantasia não deixa de ter emoção!
 Sem falar que a capa é muito legal, eu mesmo achei bem trabalhada, e eu percebi que alguma das imagens tem um sentido na história... E a sinopse também ficou show, porque caso a pessoa não se encante com a capa, leia a sinopse, pois tem um trecho do livro que mostra o grau de romance que o livro leva e depois fala algumas “verdades”...
 E a meu ver, não encontrei nenhum ponto negativo, pois mesmo os momentos que o personagem decepciona, são estes mesmos momentos que fazem a história parecer tão real. Afinal, a vida é assim, e os autores reproduziram isso em um ótimo romance, com comédia, suspense (no final), e muita lição de vida...
 Qual o preço do amor? Leia o livro, descubra mais um mundo literal e saiba o preço dessa lição! E depois comente... Também quero saber sua opinião, pois acredite quando eu digo que ela vale muito.
 Ah... E quase me esquecia, aqui vai o BookTrailer do livro:
 Espero que tenham gostado da resenha e do livro. Enfim... Comentem!
Blog Widget by LinkWithin
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Gustavo! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, recebi o livro de parceria e está na fila da leitura feliz 2012, mtos livros e td de bom, bjnhs PRI

    PRI E OS LIVROS

    ResponderExcluir
  3. é o federico ou gutti? tó mto curiosa acho que é o federico pois ele é modelo

    ResponderExcluir
  4. Quando é que vai sair o livro que dá continuaçao ao livro

    ResponderExcluir

 
▲ Ir para Topo