Resenha - Eragon -- Christopher Paolini

Ficha Técnica: 


Autor: Paolini, Christopher 

Editora: Rocco 

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil/Literatura Juvenil 

Faixa Etária: Juvenil
Edição: 2005

Idioma: Português

País de Origem: Brasil

Número de Paginas: 466

Volume: 01


Sinopse:

  Eragon é uma história repleta de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, luta de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela. Inspirado em J.R.R. Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Paolini utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino de Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar.
  O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói.
  Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
  A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.

Resenha:

  Eu gostei muito deste livro... com uma trama pra lá de envolvente, eragon se torna um livro e tanto. Eu demorei para formular este post, pois tive que levar um bom tempo para ler as 460 páginas demoradas de eragon... a cada linha um ponto a mais no conceito do leitor... Então, vamois a resenha...
  A história se resume em: Antigamente existiam cavaleiros de dragões... eram pessoas que possuiam dragões e com eles muitos dons sobrenaturais. Mas a época dos cavaleiros acabou e eles estavam extintos. Os dragões eram seres mistícos e que ao redor deles aconteciam coisas inesplicáveis. Mas o personagem principal desta trama é Eragon, um jovem de 15 anos ( durante o livro ele chega até os 17 ), que ao estar caçando na "espinha", encontrou uma pedra azul polida, que logo depois ele descobre ser um ovo (isto é fato, e eu não estou pretendendo soltar spoilers), que choca e nasce um animal que de início ele não sabe qual... só que então descobre ser um dragão. Ele sofre muito, pois ele é apenas um pobre camponês e não tem condições de criar um dragão... mas as complicações não terminam por aí, pelo contrário, acabam de começar... O único cavaleiro existente é Galbatorix, o rei de toda a Alagaësia. Ele teve uma história de muitas traições e tudo mais, que ficaria muito difícil de explicar neste simples resumo... mas enfim, foi ele que extinguiu os Cavaleiros. Só restavam apenas três ovos de dragão. E um era o de Eragon... o qual ele deu o nome ao dragão de Saphira, sabendo que o dragão era fêmea. Mas a história dele não para de mudar... e uma jornada incrívelmente perigosa e heróica aguarda por ele.
  A capa já é um ponto a mais, pois queira ou não, uma capa como a de eragon chama bastante atenção quando misturada a muitos outros livros... Ela tem um atrativo bem diferente, mostrando Saphira, o dragão fêmea de Eragon. E também, na questão visual, também há outras coisas como por exemplo... o mapa do mundo de Eragon que queira ou não... a pessoa já percebe que esta é uma história bem trabalhada.
Este é o mapa de todo o mundo de Eragon... entre neste mundo também... Divirta-se!
   Eu só considerei que o final poderia fechar um pouco mais... sendo que o final ficou apenas um pouco berto... mas levando em consideração que tem o segundo livro e a história continua, já um fato confortante...
  Já de pontos positivos deve-se levar em consideração que o livro tem toda a trama possível! O livro tem perdas, e conquistas; tem surpresas, e decepções (por algumas falhas que Eragon faz); E sem falar de toda a mesclagem que o livro faz: fala de elfos, anões, espectros, bruxos, feiticeiros, e é claro, dragões e seus donos...
  Mas para imaginar a grandiosidade da história... com várias "classificações" e tudo mais... imagine primeiro, então, a grandiosidade do personagem:
... Você é maior do imagina, Eragon. Pense no que fez e rejubili-se, pois você livrou a terra de um grande mal. Você realizou uma façanha que ninguém mais poderia ter realizado. Muitos têm uma dívida com você.
Oshato Chetowä (O Sábio Pesaroso)e Togira Ikonoka (O Imperfeito Que É Perfeito)
  Bem, se isso não serviu para imaginar a grandiosidade que espera o personagem, então vá ler o livro para que você entenda. E se serviu, o que está esperando, Leia! E aproveite mais este novo mundo!!!
  (Em breve, estarei aqui apresentando a resenha de Eldest, aguardem... só vai demorar um pouco, pois passarei uns bons dias rolando páginas e páginas...)
  Bem agora vamos tentar uma frasesinha de efeito:
   Eu li, e recomendo! Leia você também!
  Eragon - (comenta... e segui!) 
Blog Widget by LinkWithin
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Gustavo,

    Bela resenha, eu tenho a trilogia a um tempo mas ainda não li, porém depois de ler esse post vou ver se arranjo um tempinho pra ele. Valeu a dica e vou aguardar a resenha de Eldest...beijokas Elis!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah eu estou lendo a trilogia e adorando! já estou na metado do segundo livro, e indico para quem gosta da fantasia do mundo medieval, com elfos, dragões, batalhas e muita magia!

    ResponderExcluir

 
▲ Ir para Topo